A realidade abrangida na titulação deste blog é de difícil delimitação, recaindo a influencia de V. da Conquista sobre uma ampla região, perpassando qualquer que
seja a regionalização instituída oficialmente Assim, a escala territorial
adotada ora abrange municípios mais diretamente influenciados ora abrange
outros mais longínquos mas que sob um ou outro ponto de vista interdepende com
essa cidade.
Se tomássemos a Região Sudoeste, por exemplo, estaríamos falando de 39 municípios que
contempla,os municípios de Jequié e
Itapetinga , mas deixa de fora, paradoxalment,e
o município de Brumado. As microrregiões
geográficas do IBGE, nesse caso a microrregião de Vit. da Conquista, do mesmo
modo, não dá conta da influência da cidade. Poderíamos levantar uma série de
outras como a instituída pelo MDA e
adotada pelo Governo do Estado da Bahia como recorte territorial
prioritário em seu Plano Plurianual
2008-2011, divisão em territórios de identidade, contemplando o Território de
Vitória da Conquista 24 municípios.Estes e outros recortes estão descritos na
pasta denominada regionalizações, com, dentre outras informações as nomenclaturas e composição municipal aplicadas a todo o
território da Bahia. Além disso, conforme entrevista com representante da SEI,
ligada a SEPLAN,
A
Bahia tem mais de vinte regionalizações, juntando as regionalizações das
secretarias, do Governo federal, dos diversos ministérios e órgãos federais são
vinte e tanta. Cada regionalização imprime limites correspondentes aos
objetivos propostos. Nós fizemos levantamento lá na SEPLAN e constatamos que só
entre as secretarias de governo temos cerca de 17 regionalizações. Essas
regionalizações, cada uma tem um formato territorial e uma escala diferenciada, pois cada uma delas
atende os objetivos da secretaria que a criou (Entrevista realizada em 2006)[1].
Poder-se-ia
dizer que tal informação é irrelevante
mas por incrível que pareça essa superposição de regionalizações contribui para
não integração das políticas e
programas públicos tanto federal quanto estadual causando prejuízo á comunidade
em geral. Exemplo claro disso está no confronto entre o Consórcio de Segurança
Alimentar e Desenvolvimento Local de Brumado - Bahia instituído pelo Ministério
de Desenvolvimento Social – MDS e os Territórios, mencionados, resultantes de
um Programa do Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA. O CONSAD de Brumado
abrange uma população de aproximadamente 192.883 pessoas de dez municípios
localizados numa região de intersecção entre as regiões econômicas sudoeste e a
serra geral (Regionalização Econômica Bahia, SEI); contempla quase em sua
totalidade a microrregião do IBGE Brumado e, do ponto de vista dos Territórios
(MDA) três municípios se inserem no Sertão Produtivo e os demais no Território
da Região de Vitória da Conquista. Ora, dessa forma na discussão do MDS, os
municípios x e Y sentam para dialogar com os municípios A e B, já na ação do
MDA serão obrigados a dialogar com outros, o que no mínimo despende energia e
não contribui para potencializar as ações que por ventura ocorressem. Essa
discussão pode parecer enfadonha, apesar de obrigatória, quando se trata de uma
formação geográfica, tendo como objetivo apenas levantar e
problematizar questões que nos envolvem.
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