quinta-feira, 25 de julho de 2013

GALES

Península da costa oeste da Inglaterra, situada entre o Canal de Bristol e o Mar da Irlanda, possui aproximadamente 217 km de norte a sul.
A região é bastante montanhosa, tendo como ponto culminante o pico Snowdon, com 1.071 m. Os vales, as montanhas e a costa formam belíssimas paisagens.
Até 1282 o país esteve quase continuamente em guerra com os reis ingleses. Nesse mesmo ano o último príncipe de Gales, Llewelyn, foi morto, e Gales deixou de ser um país separado do Reino.
A região industrial encontra-se no sul. Possui ricas minas de carvão, estanho, refinarias de petróleo, bem como uma das maiores fábricas de aço da Europa.
Cidades como Cardiff, sua capital, Newport e Swansea (portos de grande movimento) cresceram ao redor de castelos construídos pelos normandos. O maior depósito de petróleo do mundo situa-se em Nilford Haven.
O Centro de Gales é pouco populoso, e tem como principal atividade a criação de carneiros. O Norte, com suas belas paisagens, tornou-se popular entre os turistas e os adeptos do alpinismo.
Os galeses possuem língua e literatura próprias, ensinadas em suas escolas.

BIBLIOGRAFIA

ENCICLOPÉDIA JÚNIOR ANGLO-BRASILEIRA. v. III. Gafanhotos-Noé. São Paulo: Editorial Focus Ltda, s/d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar no Blog.